quarta-feira, 23 de março de 2011

SEGMENTO MARKETISTA.

Segmento marketista de comunicação específico para o ambiente político, que visa planejar e construir uma identificação entre as necessidades dos cidadãos e o candidato político apresentado numa eleição. O marketista político que trabalha para um candidato e partido estuda as necessidades sócio-econômicas e as exigências dos eleitores como forma de projetá-las na chapa na qual trabalha.
O partido e o candidato precisam significar uma imagem de solução, de esperança e trabalho positivo perante os eleitores. O marketing político, através de várias ferramentas como assessoria de imprensa, pesquisa de opinião, análises de participação de voto por zona eleitoral, busca especificar a melhor estratégia para empenhá-la no discurso de seu candidato.
O candidato é considerado um produto que deve identificar seu target (público-alvo), e os seus desejos e necessidades inerentes. No comércio, enquanto o marketing vende os atributos do produto, na política, vendem-se as competências e promessas de governo do candidato.
O marketing político utiliza técnicas e planejamentos para adequar o candidato ao seu mercado de eleitores potencial. O candidato falaria do mesmo modo na zona nobre e periférica de uma cidade? Todas as posturas do candidato são pensadas.
A linguagem de apresentação eleitoral deve ser clara, objetiva e coloquial para que alcance um maior público possível em nível de inteligibilidade. Segundo Manhanelli, o Marketing Político é “ a arte de impetrar ações com intuito de destacar um nome e suas qualidades junto aos eleitores. Isso deve ser feito de forma mais clara e definitiva possível, levando, nestas ações, informações de conteúdo que façam o eleitorado assimilá-las com o objetivo de, no primeiro instante, eleger um nome a um cargo eletivo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário