segunda-feira, 28 de março de 2011

O QUE O MARKETING PODE FAZER POR VOCÊ DEPOIS DE ELEITO?

ANTES DA POSSE

Vamos aos fatos: Políticos normalmente se elegem e esquecem o eleitorado.
Um dos grandes erros da maioria dos políticos é achar que seus eleitores não guardam rancor do esquecimento a que são relegados. De quatro em quatro anos o eleitor se vinga do voto que deu na eleição anterior.
Por esse motivo, muitos já tiveram suas curtas carreiras naufragadas, por falta de visão de longo prazo.
Os parlamentares que não conseguiram se reeleger, ou os mandatários do executivo que não conseguiram eleger seu sucessor, desperdiçaram a mais poderosa e barata arma do Marketing Eleitoral que um político pode dispor: seu próprio mandato.
Muitos dos políticos modernos, já se conscientizaram que a população tem carências constantes e que entre estas carências está a afetiva.
Se fazer lembrar durante todo o mandato, caracteriza-se como uma das formas de se fazer lembrado e na época da campanha eleitoral, fica mais fácil o trabalho de amarração do voto, da reeleição ou da transferência do apoio a um candidato.
Este trabalho deve iniciar logo após a eleição. Sabemos que todos candidatos, principalmente os vencedores, querem e precisam de um período de descanso após as eleições, que o consumiram com agendas apertadas, compromissos inadiáveis, reuniões intermináveis e os famosos cafezinhos. Infelizmente, cabe ao candidato ainda um ultimo esforço para que possa preparar e pavimentar o caminho de seu mandato: Agradecer os apoios.
Não, não é aquele discurso genérico que você fez achando que todo mundo já ouviu seu agradecimento. Este infelizmente não vale. E não use como argumento para não faze-lo a montagem da equipe, a demanda da imprensa, as viagens, as preparações para cumprir bem o mandato, as reuniões com outros políticos, etc, pois todas estas eu e seus eleitores já conhecemos.
Outro argumento bastante conhecido é o de que “visitar as bases agora é só receber cobrança das promessas de campanha”. Ledo engano, seus eleitores saberão reconhecer que o momento e a hora não são apropriados para qualquer cobrança.
Prepare-se para fazer a “via sacra” e agradecer a todos os seus eleitores, ou ao menos aos que lhe ajudaram diretamente, pelo voto, ou conforme-se com a imagem de: - “agora que ele se elegeu, não precisa mais de nós” e amargue na próxima eleição o prejuízo que certamente esta atitude causará.
É um momento bastante importante, pois você estará chegando no seu terreno, onde você conseguiu a vitória, você é um vitorioso agradecido. O fato de visitá-los reafirma o pacto efetuado entre vocês e fortalece os laços de confiança e credibilidade lançados durante a campanha.
Se for o seu primeiro mandato, ai é que esta visita é fundamental, pois ira formar a primeira impressão, que para a maioria das pessoas é definitiva e única (a primeira impressão é a que fica). Se a primeira impressão for favorável, o eleitor tende a ver com tolerância, boa vontade e compreensão seus atos, e acaba consolidando uma imagem positiva sobre sua personalidade política. Como sabemos, imagem boa é tudo o que um político precisa para ser bem sucedido.
Um político deverá ser muito cuidadoso com a primeira impressão que causa, pois não terá uma segunda chance (uma segunda impressão). A primeira impressão tende a consolidar-se na mente das pessoas que o conhecem e difundir-se através do boca a boca.
A organização desta primeira visita é fundamental. Todos devem ser envolvidos, desde as lideranças locais, visitas as autoridades, aos meios de comunicação, ao comercio, as associações e comunidades.
Você agora é uma autoridade e como tal seus eleitores esperam seu comportamento. O cuidado com o que diz, a coerência entre o que disse em campanha, o que diz agora, o que faz e suas primeiras iniciativas, estarão sendo minuciosamente estudadas para saber suas reais intenções.
Deve-se levar como mensagem inicial, como será a forma de comunicação entre seu gabinete e os eleitores, correspondência, visitas, reuniões, solicitações de agendas, etc, convite para que todos compareçam ao seu gabinete para ajuda-lo a construir o mandato através de sugestões, críticas e novas idéias, reafirmar seus compromissos de campanha, informar quais serão suas ações prioritárias, projetos e atividades assim que assumir, informações sobre o quadro político atual e claro, a confiança que tiveram em depositar o voto em seu nome e elege-lo.
Lembre-se você como político vive de imagem e construir uma imagem de político confiável e com credibilidade nos dias de hoje, é todo o diferencial que se procura.
Você terá que reconstruir, ao menos em parte, a campanha eleitoral;

Nenhum comentário:

Postar um comentário