segunda-feira, 28 de março de 2011

O QUE O MARKETING PODE FAZER POR VOCÊ DEPOIS DE ELEITO?

APÓS A POSSE

Logo após a posse, você terá que montar sua estrutura de comunicação.
Normalmente as estruturas de comunicação e imprensa nas estruturas políticas, trabalham apenas com mídia, ou seja, sua preocupação básica é a de levar ao conhecimento de jornais, revistas, rádios e Tvs o conceito de divulgação das ações políticas. A mídia, no entanto, compreende apenas uma pequena parte de um planejamento de Marketing.
Este erro não deve ser imputado às assessorias, que na maioria das vezes é muito bem intencionada. Os próprios políticos ainda tratam este tema com descaso e falta de profissionalismo.
Não é comum encontrar um político que acredite desde o primeiro dia de seu mandato na importância do Marketing e da comunicação. Ou porque ele julga que um bom trabalho termina por aparecer – e neste caso – basta trabalhar e esperar – ou porque não é capaz de perceber o que o Marketing e a comunicação trarão para a formação de sua força política eleitoral. Então o Marketing e a comunicação terminam sendo as ultimas das prioridades. E sem entender a importância do Marketing e da comunicação, tratando estes temas com pouca ou nenhuma importância, o resultado só poderá ser o fracasso na tarefa da informação e da sua imagem pública.
O segundo problema é a falta de profissionalismo. Muitas vezes o político tem vontade, interesse e conhece a força do Marketing, mas entrega esta tarefa a um “entendido”. Um cabo eleitoral que o ajudou, um primo do deputado, um menino de futuro e cheio de vontade, mas que nunca trabalhou na área, e o resultado é também fracasso.
O político necessita do Marketing Político em suas gestões, para ampliar as pontes de comunicação com suas comunidades, prestar contas periódicas, criar clima de aceitação e simpatia, abrir fluxos de acessos, identificar pontos de estrangulamento nas estruturas burocráticas de seus gabinetes, identificar anseios, expectativas e demandas sociais e criar um clima de confiança e credibilidade, virtudes tão requisitadas dos políticos, porem raras.
Para dar certo um trabalho de Marketing é fundamental, interesse por parte do político e profissionalismo por parte de quem vai executar esta tarefa.
Obviamente que um profissional de Marketing Político sozinho não fará milagres, pois o Marketing na esfera política depende de outras ciências para ser impetrado com sucesso. A assessoria de imprensa, cerimonial, eventos, informática, propaganda, projetos especiais, telemarketing e pesquisas farão parte integrante de qualquer plano de Marketing Político.
Esta estrutura é bastante simples. As pesquisas demonstram as prioridades da população e permitem a verificação dos resultados das ações junto à opinião pública.
Dois instrumentos destacam-se no processo de Marketing Político: o primeiro é o planejamento estratégico onde o governante opera com base em informações e dados obtidos com rigor técnico em duas fontes básicas: suas secretarias ou diretorias (o que estão fazendo e como), pesquisas quantitativas e qualitativas para levantar as demandas prioritárias da população (graus de pressão e de satisfação); uso da criatividade para o desenvolvimento de alternativas que melhorem a vida das comunidades; identificação de oportunidades de desenvolvimento das comunidades (levantamento de vocação econômica da região/ programas estratégicos).
O segundo é a comunicação
Quando o político não trabalha a comunicação de suas ações, acaba deixando espaços para que a oposição divulgue a sua “versão dos fatos”, na maioria das vezes distorcida. É preciso ocupar todos os espaços disponíveis.
Devemos nos deter um pouco no item informática. Com a explosão da internet em todo o mundo, este veiculo tornou-se um dos mais privilegiados para um gabinete legislativo ou executivo. Com a informática podemos administrar um bom banco de dados, contatar com os meios de comunicação, obter noticias e fatos que possam ajudar nas decisões, emanar orientação para todos os colaboradores do mandato, etc.
O Marketing Político compreende um conjunto de meios, formas, recursos e ações de pesquisa, comunicação e mobilização que sustentem suas atividades e vise aumentar a dimensão pessoal/administrativa do executivo ou legislativo, sua gravidade política, liderança e popularidade, num movimento planejado para convergir com todos os fatores auxiliares, para um ponto preciso no futuro, arrebanhando discordantes e reafirmando seguidores.
Ta bom, muito bla bla bla e pouca ação. Então vamos lá. COMO FAZER?
Abaixo algumas dicas:
Identificar o público a ser atingido. É preciso entender que você é um político e como tal, é visto como um prestador de serviços para sua comunidade, e é remunerado. Por isso você não pode e nem deve ficar apenas com seus eleitores. É hora de ampliar seus horizontes e conquistar novas frentes. O primeiro passo então é saber quem são seus eleitores e quem não são. Manutenção e ampliação estes serão os objetivos de marketing iniciais para qualquer mandato. Temos delineado pois o nosso público alvo.
O seu diferencial enquanto político é sua competência e resultados. Com certeza é nisso que a comunidade que você representa está interessada.
Identificar, dentro da comunidade, quem são as pessoas que devem conhecer suas competências e os resultados oriundos de seu trabalho político.
Aproveitar e criar espaços dentro da comunidade para falar um pouco do projeto político que vem desenvolvendo. Não espere apenas por situações formais como palestras, tribunas e encontros políticos. Uma conversa informal ou mesmo um jantar, pode ser um espaço para discutir projetos e idéias, e o que você tem feito para atingir estes objetivos. Não perca oportunidades.
Adquirir exposição fora da sua comunidade dando palestras, opinando sobre assuntos nacionais e internacionais. Lembre-se a sua valorização poderá ser bastante auxiliada se for reconhecido e valorizado fora de sua comunidade.
Seja Político, saiba como, quando e com quem falar.
Identificar o tipo de mídia que possa lhe trazer benefício e escrever artigos, dar entrevistas, etc. Não esqueça de relacionar os militantes na mídia especializada (seções políticas)
Fazer projetos e ações políticas que possam ser repercutidas. Apenas falar mal do concorrente político não dá.
Treinar seus colaboradores mais próximos de forma que tenha certeza que sabem falar com clareza sobre suas propostas, projetos e idéias.
Cuidar de sua comunicação. Ela é um elemento primordial no marketing político. Você deve cuidar de saber se posicionar e ter desenvoltura em uma entrevista na mídia eletrônica e impressa, nas apresentações, representações, aparições públicas e informais. A primeira coisa que um político inteligente deve fazer é contratar um bom assessor de imprensa.
A chave do sucesso no marketing político é conhecer e ser conhecido pelas pessoas que podem fazer diferença no seu futuro político/eleitoral.
É importante entender que o que muda radicalmente num mandato onde o marketing é aplicado, são os objetivos. Nele, o que interessa não é o que o político pensa, ou o que ele faz, e disso se orgulha. O que importa é o que o cidadão considera bom pra ele.
O bom mandato é aquele que satisfaz plenamente o cidadão/eleitor, e isto só acontece quando a gente sabe o que ele quer e precisa.
Se você entender a importância dos itens colocados acima, então teremos um político com cabeça para o marketing. Você auxiliará e muito o profissional encarregado de seu Marketing Político.
O Marketing Político deve ser visto como um meio pelo qual o político promove o bem estar e o desenvolvimento de seus eleitores e não como meio de ludibria-los.
Como nos ensinou Maquiavel, política é sobretudo a arte de conquistar, dominar e manter o poder político

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