quinta-feira, 6 de outubro de 2011

É ASSIM . . .

É ASSIM . . .

“Farinha pouca meu pirão primeiro” é o comportamento da grande maioria da humanidade. Assim nós começamos a esta mentalidade perdura até hoje.
A única sociedade que evoluiu em termos de consciência foi a japonesa. Existe um respeito nobre entre a quase totalidade das pessoas. Houve uma preocupação em preparar os seres humanos para viverem juntos. Viu-se na TV o quanto isto é verdade, por ocasião da catástrofe que se abateu no Japão. As pessoas em fila, a par de sua posição social, aguardando sua “porção” de alimento. Era pouca, ninguém reclamava, ninguém furava a fila, todos colaborando para que todos fossem igualmente contemplados.
Mais uma vez é e será sempre assim, conserta-se o “ser humano” para concertar-se o mundo.
A citação acima foi corrigida por mim, pois a original, em vez de “ ser humano”, usa-se o homem, discriminando a mulher. É complicado, porém não é impossível porque impossível é o possível que levará mais tempo para acontecer.
Porque eu citei a sociedade japonesa? Porque eu a conheci de perto, como conheci a maioria das sociedades do mundo. Viajei muito, voei nos quadrantes do mundo. Fui representante da Aeronáutica Brasileira na Inglaterra. E aí pude sentir um pouco do pensamento de outros povos, pois haviam representantes militares de muitos países.
Para discutirmos assuntos concernentes às nossas atividades, criou-se uma associação de adidos militares. Nessas reuniões eu sentia que os militares sul americanos era discriminados pela maioria de outros adidos. Por isto criei a associação dos adidos Sul Americanos. Esta minha atitude causou grande espanto nos meios militares, tanto que fui convidado a expor as razões daquela atitude. Numa reunião geral, falei do constrangimento que sentíamos em sermos discriminados. Aproveitei e perguntei o porquê daquele comportamento com relação a nós, se nós nos considerávamos todos iguais, ninguém é superior a ninguém, todos representávamos nações independentes. Surtiu o efeito desejado, houve o compromisso de paz e respeito e todos passamos a nos olha olho nos olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário