quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O GRANDE PROBLEMA!!


O GRANDE PROBLEMA.

As estatísticas e os discursos querem nos iludir mostrando um Brasil quase desenvolvido. Os índices apresentados soam falsos porque vivemos um país de Bancos Selvagens, de atividades econômicas com lucros escorchantes, de benesses aos amigos, de corrupção a céu aberto, enfim o país sem consciência. Precisamos acordar para a realidade, pois existe um país que não se quer ver, o país das grandes desigualdades onde o sofrimento de parte deste povo não é atendido. Onde a saúde é relegada ao último plano. Onde se mandam bilhões de dólares para países que sofreram catástrofes como o Haiti, esquecendo-se de que no Brasil existem muitos Antes, que necessitam urgentemente de atendimento.

Vivemos hoje dois Brasis, o Brasil dos bem aquinhoados e o Brasil dos outros, esses outros? Os que pertencem às camadas mais humildes de nossa sociedade, na maioria dos casos desnutridos, anêmicos com poder aquisitivo baixíssimo ou sem nenhum, os menos assistidos, os mais carentes, os mais sofridos, os menos culpados, os mais discriminados, os sem família, ou sem futuro enfim os mais menos tudo.

Lamentavelmente este estado de coisas é conseqüência de governos que não quiseram estabelecer prioridades para as necessidades do povo, priorizando políticas onde muitos ganham, enquanto a maioria perde, esquecendo-se que fazer política é fazer justiça.

E a irracionalidade continua, quando se aborda a questão racial. Não existe raça entre os seres humanos, existe sim só ser humano, que por uma razão não sei qual, sua pele apresenta roupagem das mais variadas cores, como amarelo, mulato, preto, branco, vermelho. . . . Mas que, debaixo deste belo colorido são todos iguais que lutam para sobreviver neste mundo de incoerências.

A grande conquista do ser humano se dará, quando se terminar com estes movimentos raciais, estabelecendo-se comportamentos para acabar com a discriminação existente.

Não será com a criação de cotas, que se adotadas, acirrará ânimos e aprofundará mais as discriminações existentes. A grande conquista se dará quando se proporcionar a todos as mesmas oportunidades em todos os setores de se progredir na vida.

A natureza está ratificando o que afirmamos no início, com a grande miscigenação existente no universo. Está mostrando, sim, que não existe diferença entre os seres humanos.